Buscar
maio . 2020
Voltar

Venda de videogames cresce 47% na OLX; PlayStation e Xbox são as marcas mais procuradas

A plataforma investe continuamente em educação do usuário com orientações de como fazer boas negociações online

Levantamento da OLX Brasil apontou um aumento de 47% na venda de videogames por meio da plataforma durante o período de quarentena por conta da Covid-19. Os dados comparam a média do período de 02 a 15 de março, pré-confinamento, com a média da primeira semana de maio. 

Entre as marcas mais buscadas, PlayStation e Xbox dominam as cinco primeiras posições do ranking; a Nintendo entra no Top 10. Mostrando o interesse pelo melhor custo-benefício, os três mais procurados são os modelos PlayStation 2, Xbox 360 e PlayStation 3, respectivamente.

“Neste período de isolamento social, os itens de entretenimento têm se tornado mais relevantes para o público em geral, como consequência observamos um aumento de 49% nas vendas da categoria eletrônicos por meio da OLX. É importante ressaltar que os modelos de videogames mais buscados estão apontando uma provável mudança de comportamento do consumidor, pois são produtos com melhor custo-benefício e maior tempo de uso”, aponta Janet Baireva, CPO da OLX Brasil.

Confira os Top 10 videogames mais buscados na OLX:

ModeloCrescimento na busca*
PlayStation 2167%
Xbox 360145%
PlayStation 3122%
Xbox120%
PlayStation 1109%
Xbox One101%
Super Nintendo98%
Nintendo 6498%
PlayStation 495%
Nintendo Wii84%

*Comparativo da semana de 02 a 15 de março com a primeira semana de maio

A importância das orientações para a melhor negociação

A OLX vem investindo na disseminação das melhores práticas de negociação do usuário dentro e fora da plataforma. Com o crescimento do e-commerce em tempos de Covid-19,a empresa reforça ainda mais seu investimento em iniciativas de educação do usuário. “Para nós, é fundamental que nossos usuários tenham acesso às melhores práticas de negociação e às ferramentas disponíveis na plataforma. Muitas vezes, são ações e dicas simples que fazem toda a diferença na hora de fechar um negócio”, explica Janet. Confira as principais dicas da OLX para compras online:

  1. Adote práticas de segurança: a plataforma da OLX oferece um chat  privado para que as negociações ocorram dentro das melhores práticas. A empresa não aconselha que as negociações ocorram em outro canal, a exemplo de redes sociais — inserir número de celular, por exemplo, é uma função opcional. O indicado é que, do início ao fim, a negociação seja feita pelo chat da plataforma, aumentando as chances de uma negociação bem sucedida e sem imprevistos. O recurso conta ainda com o botão denunciar, que pode ser acionado sempre que um dos usuários identifique comportamentos suspeitos na negociação. 
  2. Cuidado redobrado: A OLX também recomenda que o usuário saiba mais sobre o anunciante com quem está negociando. Questionar nome completo, local onde mora ou trabalho e pesquisar na internet pode ajudar. Outra medida importante é ficar atento à transação financeira e confirmar a forma de pagamento.
  3. Preço justo: Pesquise e fique atento ao notar ofertas com valor muito abaixo do mercado ou então com muitas facilidades. Por exemplo, se você busca um console e encontra algo por menos da metade do preço e que o vendedor afirma estar em ótimo estado, isso é um sinal de alerta.
  4. Documentos: Ao comprar produtos eletrônicos, por exemplo, sempre peça a nota fiscal e outros documentos disponíveis. Essa é uma das formas de saber mais sobre o produto de interesse e tirar dúvidas técnicas.
  5. Saúde em primeiro lugar: A OLX entende que sua plataforma viabiliza geração de renda para milhares de brasileiros, por isso, tem orientado clientes e anunciantes a adotarem práticas de segurança durante a crise da Covid-19, tanto no manuseio dos itens vendidos quanto nas negociações. É sempre muito importante que tanto vendedores como compradores adotem medidas de higienização dos produtos e evitem contato físico durante a entrega.

Sobre a OLX

No Brasil desde 2010, a OLX tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida. Marketplace com mais de 60 subcategorias e sólida atuação em Autos e Imóveis, a plataforma conta com meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês – cerca de 50 por minuto.

Os acionistas da OLX Brasil são dois dos principais investidores globais em tecnologia: a Prosus (50%), um dos maiores players de marketplace no mundo, – listada na Holanda e majoritariamente controlada pela Naspers Ltda – e Adevinta ASA (50%), um dos maiores marketplaces do mundo,- listada na Noruega e majoritariamente controlada pela Schibsted. 

LinkedIn: OLX Brasil
Facebook: OLX Brasil
Twitter: @OLX Brasil
Instagram: olxbrasil

Contato: imprensa@olxbr.com

Voltar